#blog

As novas ferramentas de design

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Que nome te vem à cabeça quando você pensa em ferramentas de design? Pois existem muitas opções consideradas essenciais para o dia a dia dos profissionais da área. Entre elas, temos exemplos como o Adobe Photoshop, Illustrator, Affinity Design, CorelDraw, Figma… Estas são algumas das “velhas conhecidas” dos designers, afinal, boa parte das ferramentas de design citadas já contam décadas de história! 

Essas ferramentas de design continuam em uso porque são constantemente atualizadas para atender aos novos comportamentos do mercado e do público. Ao mesmo tempo que o segmento continua em constante evolução e as ferramentas de design veteranas seguem presentes em novas versões, surgem novas opções a todo momento. 

Pensando nas tendências para 2024 e além, trouxemos ao Blog da Caiena algumas ferramentas de design que contribuem com a atualização de habilidades de quem atua na área. Acreditamos que, ao compartilhar informações sobre as ferramentas de design atuais, contribuímos com a melhoria contínua de muitos profissionais, tanto dos que trabalham na área, quanto dos que estão em outros mercados mas querem conhecer mais. Continue a leitura!

Navegue pelo conteúdo:

- O que esperar das ferramentas de design e designers em 2024

- 5 novas ferramentas de design para conhecer

O que esperar das ferramentas de design e designers em 2024

As tendências impactam não só a rotina dos profissionais, como também influenciam a criação de novas ferramentas de design. Em 2024, isso não será diferente. São diversas as listas sobre o que ditará comportamentos e criações na área em 2024 e no próximo ano. Entre elas, estão previsões compartilhadas pela Fast Company Brasil, que resumem alguns dos principais insights que nortearão ferramentas de design e a rotina dos designers. 

Para começar, o fim da hustle culture (“cultura do trabalho duro”, em tradução livre) reflete em soluções que serão baseadas no cuidado e bem-estar com o próximo. Neste sentido, as tecnologias de Inteligência Artificial também seguirão em destaque nas conversas, porque além de agilizarem o trabalho no design, podem colaborar com o aumento da qualidade das entregas.

Além disso, o comprometimento com o futuro estará em foco, tanto na questão ambiental, como também para promover transformações sociais. Assim, o design continuará sendo uma ferramenta para a criação de soluções que repensem as atuais estruturas da sociedade. 

E, aqui na Caiena, acompanhamos isso de perto. Estamos realizando a consultoria para o design de um framework para uma base de dados de micro, pequenas e médias empresas de Moçambique: o SME Data Framework. Um dos impactos da consultoria de design para o SME Data Framework é criar possibilidades para que pequenas e médias empresas tenham mais acesso a soluções financeiras e novos mercados. Explicamos melhor sobre os impactos do SME Data Framework neste conteúdo do Blog da Caiena

Designers em 2024

Com essas tendências na mira, cabe também aos designers atualizarem seus conhecimentos sobre ferramentas e comportamentos. No artigo “O perfil do designer em 2024”, compartilhado por Fransuel Nascimento no UX Collective, são listados alguns pontos de atenção para quem está inserido nesse mercado.

Para começar, fala-se sobre a importância da comunicação no design. Nós já falamos aqui no Blog da Caiena sobre por que bons designers precisam ser bons comunicadores, com base em informações compartilhadas pelo especialista em design estratégico da Caiena Daniel Lucas:

“Espera-se que a pessoa designer também tenha a capacidade de resolver problemas, pensando na experiência do usuário como um todo. Isso faz com que a comunicação seja primordial, já que os projetos seguem uma metodologia e passam por uma série de etapas que só podem ser concluídas se a comunicação for eficaz”

Daniel Lucas, especialista em design estratégico da Caiena.

Continuando, o artigo de Nascimento ressalta ainda a importância de profissionais de design atuarem a favor do bom clima de trabalho, compartilharem seus aprendizados e buscarem novidades e, assim, se prepararem para tempos de mudanças. Pois, em momentos de crise e incertezas, o profissional de design pode ser uma peça fundamental para contribuir com a descoberta de soluções que antecipam e mitigam impactos.

5 novas ferramentas de design para conhecer

A atualização sobre as ferramentas de design é um assunto que já está em pauta nos grandes eventos do setor em 2024. O Web Summit Rio, por exemplo, adianta que essas novidades vão permitir a redução de barreiras do design, mudando o foco do trabalho de “como” criamos” para “o que criamos”, e possibilitando mais agilidade e liberdade para pessoas criativas se concentrarem em suas ideias enquanto outras demandas são atendidas com esses avanços.

No SXSW 2024, o painel “Designing for New Realities” (“Criando para novas realidades”, em tradução livre) discutirá abordagens do futuro do design, como o aumento do uso de 3D, os impactos de criações de realidade aumentada e virtual, entre outros conceitos que atendem aos novos comportamentos, principalmente com foco em experiências imersivas.

Então, listamos aqui algumas das diversas ferramentas de design lançadas e atualizadas nos últimos tempos que atendem às expectativas dessas tendências. Conheça!

Inkscape 1.3

Esta ferramenta de design já é popular para criação e edição de gráficos vetoriais. Mas, no ano passado, a nova versão do Inkscape ganhou funcionalidades como a Shape Builder, que possibilita criar formas e caminhos a partir de várias sobreposições, mantendo as cores originais dos projetos. Esta é uma das diversas novidades que fazem dessa ferramenta uma opção para quem deseja aprimorar habilidades em 2024.

Krita 5.2.0 Beta

Considerada uma das melhores ferramentas de design entre os softwares atuais, sua versão também foi atualizada para atender às novas demandas de design gráfico. São desde novidades na interface até outras que possibilitam mais estabilidade, velocidade e eficiência na criação dos conteúdos, como abordado pelo TugaTech.

Blender

Já esta ferramenta de design atende aos profissionais que buscam uma opção gratuita para a criação de gráficos 3D. O Blender também possui recursos que contribuem com a modelagem e renderização, possibilitando até mesmo a criação de games. 

Midjourney

Hoje, já existem muitas ferramentas de design geradoras de imagens a partir de instruções em textos. O DALL-E, da OpenAI (criadora do ChatGPT) é uma das mais conhecidas. Mas outra nova ferramenta de design que se destaca neste cenário é o Midjourney, que foi desenvolvida por um pesquisadores independentes e pode ser acessada dentro da plataforma Discord. 

Khroma

O Khroma atende aos designers que desejam agilizar a criação de paletas de cores em seus projetos. Também detém a tecnologia de inteligência artificial para gerar seus resultados. A ferramenta de design possibilita também filtrar diversas opções de elementos visuais para otimizar o resultado.

Gostou de conhecer as novas ferramentas de design e as motivações por trás dessas criações? Esperamos que sim! Continue acompanhando o Blog da Caiena para se manter sempre à frente das novidades da tecnologia e design que impactam realidades.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.