Para que gestão pública funcione democraticamente é essencial que a sociedade se envolva. Na prática, isso significa cidadãos, governo e equipes técnicas trabalhando em conjunto e exercendo o controle social. O Ceará Transparente torna isso possível ao reunir os serviços de Ouvidoria, Acesso à Informação e Transparência, fornecendo ao público um portal com ferramentas que fomentem a participação na gestão pública.
O sistema reúne três dimensões em uma única plataforma: Ouvidoria, Transparência e Acesso à Informação. Por meio de uma camada de integração, a plataforma permite a coleta e gerenciamento de informações de forma centralizada, garantindo assim atenção aos prazos e qualidade da respostas aos cidadãos.
Compreender profundamente a relação entre a população do Ceará e a gestão do Estado para criar um sistema com ferramentas eficazes para a boa comunicação entre ambos, estimulando a transparência e o controle social.
O Ceará Transparente foi desenvolvido pela Caiena para o Governo do Estado do Ceará, com financiamento do Banco Mundial. Por meio dele, os cidadãos cearenses têm acesso de maneira fácil, ágil e transparente às informações públicas e podem registrar e acompanhar manifestações aos órgãos de Ouvidoria do Governo. O sistema reúne três dimensões em uma única plataforma: Ouvidoria, Transparência e Acesso à Informação.
O Ceará Transparente estabelece um novo patamar de relacionamento entre os cidadãos cearenses e o Estado, facilitando e tornando mais ágil o acesso aos serviços de Ouvidoria, Transparência e Acesso à Informação. A plataforma permite a coleta e gerenciamento das manifestações de forma centralizada, garantindo assim melhor mantenimento dos prazos e qualidade da respostas aos cidadãos.
Outro diferencial é a possibilidade de efetiva participação cidadã no planejamento do Estado, por meio de uma ferramenta intuitiva que permite acompanhar a elaboração e execução do Plano Plurianual (PPA).
O sistema atende as especificidades da Lei de Acesso à Informação estadual e federal, mas os métodos aplicados em seu desenvolvimento permitiram que o Ceará Transparente fosse além do que a lei pede: ele corresponde às necessidades e expectativas dos cidadãos em relação à transparência, responsabilidade fiscal e participação no governo.
O design centrado no cidadão foi aplicado do início ao fim. Ao longo do projeto, diversas oficinas de design foram realizadas, engajando servidores, cidadãos e jornalistas na definição e priorização das ferramentas que deveriam existir no sistema. Além disso, para compreender o atual estado do relacionamento entre os cidadãos e o Estado, a Caiena conduziu uma pesquisa etnográfica por 25 cidades do Ceará, além de uma pesquisa online que recebeu mais de 8 mil respostas.
Logo no primeiro mês da fase de desenvolvimento, a equipe da Caiena convidou a população cearense para o primeiro teste público, feito no Vapt Vupt do Antônio Bezerra, em Fortaleza. Outros dois testes abertos também foram realizados, em Juazeiro do Norte, no Cariri, e no Instituto dos Cegos, em Fortaleza.
O Ceará Transparente foi premiado no iF Design Award 2018, na categoria Design de Serviços/UX para Governos e Instituições. Além disso, ações como a criação do Ceará Transparente fizeram com que o estado do Ceará se tornasse referência no exercício da transparência no Brasil, atingindo marcos como a nota máxima na Escala Brasil Transparente (EBT), monitorada pela Controladoria-Geral da União, e a conquista do Prêmio Transparência e Fiscalização Pública de 2018, organizado pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados.