A plataforma Devolutivas Pedagógicas integra as respostas da Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - Prova Brasil, principal avaliação em larga escala da educação básica do país, de forma comparativa e simplificada, para auxiliar no planejamento pedagógico escolar.
Para garantir a consistência e a qualidade do produto, a Caiena utilizou durante todo o projeto metodologias de gestão ágil aliadas à prática do TDD (Test-Driven Development), que consiste em escrever os testes antes mesmo do código de produção e garante feedback imediato sobre o funcionamento do software.
No contexto escolar, ter uma visão que vai além dos diagnósticos, interpretando-os de maneira contextualizada, é essencial para criar um planejamento pedagógico capaz de desenvolver a instituição de ensino. A plataforma Devolutivas Pedagógicas foi desenvolvida para o Inep para superar esse desafio, possibilitando a integração das respostas das questões da Prova Brasil, principal avaliação em larga escala da educação básica do país, de forma comparativa e simplificada.
A Devolutivas Pedagógicas é uma plataforma desenvolvida pela Caiena para o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), em parceria com a Abave (Associação Brasileira de Avaliação Educacional) e a organização Todos Pela Educação, com apoio da Fundação Lemann, do Instituto Unibanco e do Itaú BBA.
Ela integra as respostas das questões da Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - Prova Brasil. Com isso, professores e gestores têm acesso a informações detalhadas sobre o desempenho de seus alunos na prova.
Na plataforma, as pessoas usuárias podem conferir a explicação pedagógica dos resultados numéricos das avaliações. Os dados disponíveis também contribuem com a compreensão sobre como ocorre a pontuação desses componentes curriculares, por meio de comentários pedagógicos.
Ela ainda possui recursos que permitem professores avaliarem quais habilidades e competências precisam ser exploradas no processo de aprendizado dos alunos, bem como a acessarem informações estatísticas para contextualizar os resultados da avaliação, por meio dos indicadores de nível socioeconômico e de formação docente. E as tecnologias possibilitam ainda a comparação dos resultados da Prova Brasil entre escolas e localidades.
Além de explicar a metodologia das avaliações e os níveis de proficiência dos alunos, a plataforma permite agilidade na visualização dos resultados da Prova Brasil, o que viabiliza uma devolutiva e um planejamento de melhorias mais rápido e eficaz na sala de aula.