Autonomia e escalabilidade no gerenciamento de dados: criando uma nova versão do portal Enciclopédia Itaú Cultural, o mais antigo projeto do Itaú Cultural.
Projetar e desenvolver uma nova versão do gerenciador do portal Enciclopédia Itaú Cultural, trazendo mais autonomia e escalabilidade para o gerenciamento de mais de 200 mil verbetes de arte e cultura brasileira catalogados ao longo de 30 anos.
Neste projeto, a consultoria da Caiena utilizou tecnologias como Ruby on Rails, Vue.js, PostgreeSQL, Docker e GitHub Actions.
A Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Nasceu como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e ao longo de mais de 30 anos vem ampliando seu catálogo, utilizando a tecnologia para atualizar, organizar, manter e evoluir os mais de 200 mil verbetes catalogados até agora. Por isso, o objetivo do projeto era conceber conceitualmente e desenvolver uma nova versão do portal Enciclopédia Itaú Cultural, trazendo mais autonomia e escalabilidade para seu gerenciamento.
Nesse contexto, o primeiro passo da consultoria em tecnologia e design da Caiena foi a realização de um SEED. Para isso, foram realizadas oficinas de design com o intuito de identificar o contexto atual e o cenário futuro ideal. Como resultado, criou-se um conjunto de soluções para otimizar a usabilidade e a eficácia do portal, além de um plano para atingir esse objetivo.
Já no desenvolvimento da solução, a Caiena realizou uma reestruturação do gerenciador de dados do Portal Enciclopédia Itaú Cultural. Dessa forma, o portal passou a contar com uma arquitetura personalizável, para que haja maior autonomia na gestão das publicações. Assim, a manutenção dos registros fica nas mãos da gestão da Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira, que pode criar novas classificações, categorias e subcategorias.