Projeto para o desenvolvimento de relatórios e dados, obtidos a partir de pesquisa a campo e software próprio da Caiena, realizado junto à SEME (Secretaria Municipal de Educação e Lazer de São Paulo) na realização do Plano Municipal de Esportes e Lazer da capital paulista.
Para este mapeamento, a Caiena utilizou software próprio, que possibilitou a transformação dos dados brutos obtidos nos locais apurados durante as pesquisas pela capital paulista em informações relevantes para a criação do Plano Municipal de Esportes da cidade de São Paulo. A tecnologia foi pensada na usabilidade a campo, sendo utilizada pela equipe em tablets, com recursos responsivos e que consolidaram a segurança da captação de informações em dispositivos móveis.
Um problema só pode ser resolvido quando se tem a dimensão de seu tamanho. E o mapeamento realizado pela Caiena superou o desafio da Secretaria Municipal de Educação e Lazer de São Paulo e Unesco de obter dados para apoiar a criação do Plano Municipal de Esportes e Lazer da capital paulista. Este case demonstra os impactos da expertise da Caiena para solucionar problemas em relação à coleta, análise e proteção de dados.
Em 2015, a Caiena foi requisitada pela SEME (Secretaria Municipal de Educação e Lazer de São Paulo) e Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para realizar um importante mapeamento. O desafio era utilizar o design e a tecnologia a favor da captação e análise de dados sobre os equipamentos de esporte da pasta paulistana, que apoiariam a criação do Plano Municipal de Esportes e Lazer da capital paulista.
Para este mapeamento, a Caiena visitou 465 unidades esportivas do município de São Paulo, e utilizou tecnologias próprias para transformar os dados brutos sobre esses locais em informações relevantes para a criação do Plano.
O mapeamento foi iniciado a partir de abordagens de design thinking e human centered design. Nesta etapa, a equipe da Caiena identificou as principais demandas dos envolvidos no projeto, compreendeu seus objetivos e razões para a busca das informações, e realizou oficinas para validar os processos que seriam colocados em prática na pesquisa a campo.
Em seguida, foram elaborados os formulários de pesquisas (instrumentais) e as estratégias para coleta, como a rota de visitas às 465 unidades esportivas da cidade de São Paulo. O roteiro incluía praças, campos de futebol e clubes de comunidades, entre outros ambientes. Essa experiência permitiu a assertividade na coleta de dados sobre à prática esportiva, segurança, tempo de deslocamento, situação quanto à deficiência e mobilidade, entre outros pontos dos usuários dos espaços públicos.
Utilizando um software próprio em dispositivos móveis, a Caiena conseguiu atender às necessidades da Secretaria Municipal de Educação e Lazer de São Paulo, comprovando sua expertise em coleta, análise e proteção de dados.
Por meio do mapeamento realizado pela Caiena para a SEME (Secretaria Municipal de Educação e Lazer de São Paulo), foi possível obter dados de 465 unidades esportivas da cidade de São Paulo, que apoiaram o desenvolvimento do Plano Municipal de Esportes e Lazer da capital paulista.