Nesta consultoria, a Caiena tem como foco o design de um framework para uma base de dados de micro, pequenas e médias empresas de Moçambique, o SME Data Framework – componente-chave do projeto "Economic Linkages for Diversification". O trabalho está sendo realizado junto do Ministério da Economia e Finanças de Moçambique, com financiamento do Banco Mundial.
Nesta consultoria, a Caiena tem como foco o design de um framework para uma base de dados de micro, pequenas e médias empresas de Moçambique, o SME Data Framework – componente-chave do projeto "Economic Linkages for Diversification" (“Vínculos econômicos para diversificação”, em tradução livre), no eixo de elementos físicos e digitais que apoiam vínculos econômicos. O trabalho está sendo realizado junto do Ministério da Economia e Finanças de Moçambique, com financiamento do Banco Mundial.
A etapa em que a Caiena atua tem como objetivo promover condições favoráveis para o desenvolvimento de vínculos econômicos entre as micro, pequenas e médias empresas de Moçambique e instituições públicas e privadas.
Pequenas e médias empresas são responsáveis pela criação de dois terços dos empregos nas economias em desenvolvimento como a de Moçambique. Dessa forma, garantir condições favoráveis para seu crescimento é uma das estratégias para impulsionar a economia do país.
O projeto envolve a concepção, acompanhamento da implementação e adoção de uma estrutura de dados para empresas, além do design de um banco de dados integrado aplicando padrões internacionais, com interoperabilidade e protocolos de dados abertos.
Para isso, a Caiena está analisando as bases existentes, estudando potenciais abordagens de gestão de dados e opções técnicas que podem ser relevantes para o contexto moçambicano. Durante todo esse processo, atua junto de stakeholders estratégicos para garantir que o projeto de estrutura de dados e a governança proposta sejam centrados no usuário.
Ao final, teremos a definição dos estilos de arquitetura e das tecnologias de implementação mais adequadas à realidade local, entregue junto de modelos e documentos que definirão as várias perspectivas do projeto de base de dados, além de todas as informações necessárias para sua implementação.
Na prática, com o SME Data Framework, o processo de integração e partilha de dados entre entidades públicas e privadas se tornará ágil e eficaz. Além disso, sua conclusão cria um caminho para que, no futuro, pequenas e médias empresas tenham mais acesso a soluções financeiras e novos mercados.
Com esta consultoria, as empresas de Moçambique e a gestão publica serão beneficiadas com: