Premiado pelo iF Design 2022, o Observatório de Boa Vista foi criado para disponibilizar dados públicos de 21 secretarias municipais da capital de Roraima, ampliando o acesso dos cidadãos interessados em acompanhar a gestão pública e a transparência das informações.
A concepção deste projeto de código aberto foi baseada na troca constante de informações entre a prefeitura de Boa Vista, a população e a equipe multidisciplinar da Caiena. Durante todo o desenvolvimento, a metodologia ágil foi aplicada para garantir entregas contínuas. Além das definições em conjunto, foram utilizados códigos e banco de dados abertos, não gerando custos para a gestão pública. Por meio do processo de transferência de tecnologia, a Caiena capacitou a equipe da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital de Boa Vista para aperfeiçoar o Observatório de Boa Vista no futuro quando necessário.
As informações que dizem respeito à gestão de uma prefeitura nem sempre são acessíveis aos cidadãos ou são divulgadas de forma descentralizada, feita de maneira independente por cada secretaria. No Observatório de Boa Vista, os dados da gestão municipal foram reunidos em um só lugar para consultas online. A partir da metodologia de design centrado no ser humano, o Observatório de Boa Vista priorizou o atendimento das necessidades reais das pessoas, considerando cada especificidade de uso e contexto desde a criação da identidade visual, construída a partir de uma extensa pesquisa sobre a cultura e hábitos locais, até o desenvolvimento da plataforma, que conta com recursos intuitivos e de navegação amigáveis para simplificar o acesso.
O Observatório de Boa Vista é um exemplo da aplicação da tecnologia e design a serviço do Estado. A plataforma promove a transparência e a participação popular na gestão pública por meio da centralização de dados de 21 secretarias municipais, que podem ser consultados online.
Isso permite à população acompanhar de perto os indicadores com mais facilidade. Os dados reunidos pelo Observatório de Boa Vista podem embasar planejamentos e decisões do serviço público, assim como otimizar os investimentos.
O design thinking guiou o processo de criação do Observatório de Boa Vista. Para isso, servidores públicos participaram de oficinas que tinham como objetivo definir os principais desafios do contexto municipal e, em seguida, construir soluções e demonstrá-las por meio de protótipos e modelos. Para sua conclusão, foram feitos testes em que os servidores puderam questionar e identificar aspectos que deveriam receber mais atenção ou ser modificados junto a população.
A tecnologia e design da Caiena estão presentes em recursos que atendem e facilitam a busca de dados de quem navega pelo observatório, como também otimizam a rotina dos operadores responsáveis por atualizar os indicadores, que podem trabalhar com mais autonomia.
A partir da implementação do Observatório de Boa Vista, foi possível tornar público para consulta os dados de 21 secretarias que compõem o quadro municipal. Os principais indicadores sobre a qualidade de vida na cidade são registrados na plataforma, permitindo a avaliação do seu desempenho anual e a comparação com anos anteriores.
Em 2022, o Observatório de Boa Vista foi reconhecido na categoria Design de Serviço/UX para Governos e Instituições pelo iF Design Award, uma das mais importantes premiações no design mundial.