Plataforma de aprendizagem desenvolvida para a Escola Projeto Âncora, de Cotia (SP), eleita como uma das mais inovadoras do mundo pelo seu modelo de ensino.
A plataforma digital desenvolvida pela Caiena oferece recursos tecnológicos que permitem os estudantes organizarem suas atividades, definidas a partir de seus projetos. As funcionalidades ainda possibilitam atualizar e acompanhar o plano para o dia, postar o que estão aprendendo e visualizar o progresso de aprendizagem. A plataforma também é um dos ambientes em que professores e a equipe da escola podem acompanhar o aprendizado dos jovens.
A Escola Projeto Âncora, localizada em Cotia, São Paulo, é reconhecida mundialmente por seu modelo inovador de aprendizagem. Nela, os estudantes não são divididos por série ou faixa etária. Eles desenvolvem suas habilidades e conhecimentos de acordo com seus interesses e em seu próprio ritmo de aprendizagem, com base em roteiros de estudo criados com os tutores da escola. E a plataforma da Caiena surgiu para atender às necessidades de organização e monitoramento neste contexto inovador de ensino.
Localizada em Cotia, São Paulo, a Escola Projeto Âncora possui um modelo de aprendizagem diferente do convencional, em que os estudantes desenvolvem suas habilidades e conhecimentos de acordo com seus interesses e em seu próprio ritmo, não por divisões de séries ou faixa etária.
Neste contexto, a Caiena desenvolveu a plataforma de aprendizagem que atende às necessidades tecnológicas do Projeto Âncora. Nela, cada estudante tem acesso a uma área em que pode organizar suas atividades, definidas a partir de seus projetos, bem como acessar o plano para o dia, postar o que estão aprendendo e acompanhar seu progresso. A plataforma também é um dos ambientes por onde os professores e demais profissionais da escola podem acompanhar o aprendizado dos jovens.
Apesar de ser diferente do convencional, a metodologia de ensino utilizada no Projeto Âncora é validada pelo MEC (Ministério da Educação). Isso porque a plataforma desenvolvida pela Caiena mapeia todas as atividades e projetos realizados pelos estudantes e faz a equivalência para os parâmetros aceitos pelo órgão do governo federal.
A Caiena acredita que a tecnologia e o design, quando aplicados em soluções de forma prática, como na plataforma de aprendizagem da Escola Projeto Âncora, permitem que esse modelo de educação seja replicado para outras realidades.