Plataforma para gerenciamento de diversas frentes de atuação do Conselho Estadual do Idoso de São Paulo.
A plataforma oferece ferramentas para o gerenciamento das frentes de atuação do CEI (Conselho Estadual do Idoso de São Paulo). Com autonomia proporcionada pela plataforma, os membros do comitê gestor do CEI podem gerir pontos-chave de sua atuação: conteúdos, doações e chamadas de editais, entre outros.
O desafio foi criar um sistema para a gestão das diferentes frentes de atuação do Conselho Estadual do Idoso de São Paulo, contemplando desde a publicação de conteúdos relevantes para o seu público, assim como gerenciamento e exibição de indicadores, e a consolidação das doações direcionadas ao Fundo Estadual do Idoso.
A Caiena desenvolveu a Plataforma do Conselho Estadual do Idoso de São Paulo (CEI), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social em parceria com o Instituto Tellus. O Conselho também é responsável por gerir o Fundo Estadual do Idoso (FEI), cuja receita advém de recursos públicos e doações feitas por pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado.
A Plataforma CEI presta um serviço importante de informar os cidadãos e chamar atenção às ações direcionadas para a terceira idade, além de possibilitar o aperfeiçoamento da captação de recursos para aplicação social. Hoje, todo o processo de gestão do FEI é feito através da plataforma, desde a divulgação dos editais, a submissão dos projetos até a captação de recursos – garantindo praticidade e transparência.
Uma das primeiras ações foi definir quem seriam os usuários nos diversos eixos de atuação do CEI. A criação de perfis de usuários foi fundamental para definir as funcionalidades às quais cada um deles teria acesso ao navegar na plataforma. Assim, cidadãos, doadores, conselheiros e proponentes tiveram as suas trajetórias de usuários pensadas de acordo com as necessidades. Um doador, por exemplo, pode fazer uma simulação de contribuição para o FEI; contribuir financeiramente com um projeto específico e ainda receber o certificado da ação digitalmente.
O chamamento de editais é feito pelo FEI com o intuito de convidar as organizações da sociedade civil e municípios paulistas a enviarem propostas de projetos que tenham por objeto o desenvolvimento de atividades que promovam a missão institucional do conselho.As iniciativas selecionadas recebem apoio do FEI para colocar as atividades à serviço da população. Na plataforma, há uma seção com infográficos atualizados que apresentam todas as informações orçamentárias referentes ao FEI, garantindo uma gestão transparente dos recursos aplicados nos projetos.
Além disso, a seção de conteúdos foi criada com o intuito de divulgar informações relevantes aos cidadãos, como podcasts, artigos e vídeos relacionados ao conselho e à pessoa idosa. Dessa forma, a plataforma cumpre também sua função de fonte de informação.
Hoje, com a plataforma, qualquer pessoa (física ou jurídica) pode realizar doações ao fundo em qualquer época do ano, o que agrega praticidade e transparência aos processos. Além disso, é possível se informar sobre temas relevantes relacionados ao público idoso com facilidade e recursos intuitivos.