What’s a Rich Text element?
The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.
Static and dynamic content editing
A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!
- asdasdsa
- asdasdasdsa
How to customize formatting for each rich text
Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.
Com a popularização das soluções digitais, surgiu também uma maior preocupação com a experiência do usuário. Afinal, um dos objetivos dos produtos digitais é proporcionar mais praticidade à rotina das pessoas. Então, qual seria o sentido de criar uma tecnologia que não atenda às necessidades do público de forma ágil e simplificada?
O conceito de experiência do usuário, também conhecido por UX (abreviação do inglês User Experience), envolve todos os elementos presentes na interação das pessoas com produtos ou serviços. Portanto, não só diz respeito à identidade visual, como também à usabilidade e até mesmo às emoções que surgem durante essa atividade.
Hoje, organizações têm dado cada vez mais foco para a experiência do usuário, porque entende-se que assim é possível conquistar vantagens como o aumento da satisfação do público, melhorar a fidelidade e a competitividade. Logo, prezar pela experiência do usuário pode ajudar a aumentar o crescimento e a lucratividade, e também impacta na imagem de produtos e serviços em seus mercados.
Entretanto, colocar as estratégias de experiência do usuário em prática exige muita dedicação. Neste sentido, uma consultoria de design pode elevar a efetividade das iniciativas ao unir a expertise de profissionais da área às ideias e projetos das organizações. Nessa leitura, explicamos como este suporte possibilita a construção de uma melhor experiência do usuário em produtos e serviços.
Navegue pelo conteúdo:
- O que é experiência do usuário
- Os impactos da consultoria de design na experiência do usuário
- Principais impactos e benefícios da consultoria de design
- Cases da Caiena que melhoraram a experiência do usuário
A Interaction Design Foundation, renomada instituição norte-americana, define a experiência do usuário como um processo de criação de produtos ou serviços que fornecem experiências significativas e relevantes para as pessoas. Isso envolve desde as práticas de aquisição e integração, como a criação da marca, até elementos de usabilidade e funcionalidades.
Logo, projetar uma boa experiência do usuário não está somente no fato de apresentar recursos que facilitam a usabilidade, como também se refere às estratégias de marketing, embalagem, logística, pós-venda... Tudo isso deve ser pensado priorizando a oferta de soluções que atendam às necessidades dos usuários.
Existe um consenso geral de que o termo “User Experience” foi criado por Don Norman, cientista cognitivo com vasta carreira na área, incluindo nessa jornada a experiência de vice-presidente da Apple. Norman teria cunhado o uso do conceito “UX" nos anos 1990, quando ainda atuava na empresa, ao falar sobre suas crenças e definições a respeito da usabilidade dos produtos e as limitações de entendimento identificadas.
Mas o professor e designer Ethan Parry observou em entrevista ao portal da plataforma Domestika que o UX pode ter surgido em 4.000 a.C. Em sua perspectiva, ele conta que já identificou os princípios de UXs em conteúdos da filosofia milenar chinesa feng shui, que visa criar um fluxo positivo na experiência das pessoas em seus ambientes.
Também segundo conteúdo da Interaction Design Foundation, existem sete fatores que definem a experiência do usuário, listados a partir de estudos do pioneiro em UX Design Peter Morville, autor de “Ambient Findability”. São eles:
- Utilidade: o produto ou serviço deve atender às necessidades dos usuários.
- Usabilidade: a experiência deve ser fácil até mesmo para pessoas que utilizam a solução pela primeira vez.
- Desejável: a solução deve ser atraente e promover o envolvimento emocional das pessoas.
- Acessibilidade: os recursos devem considerar as diferenças entre habilidades físicas e cognitivas das pessoas.
- Credibilidade: as funcionalidades precisam transmitir confiança, para que todos se sintam seguros ao usá-las.
- Valor: a experiência deve gerar valor, como por meio de informação ou entretenimento, entre outras recompensas.
- Localizável: os usuários devem encontrar com facilidade o que buscam.
Para colocar em prática as ações voltadas à melhorias na experiência do usuário, nada melhor do que contar com a ajuda de quem entende do assunto. Aqui, vamos falar sobre os impactos de uma consultoria de design nas estratégias de quem deseja superar este desafio, com insights baseados na nossa própria experiência com a metodologia Caiena SEED - Sistema de Entendimento, Estratégia e Design.
Essa abordagem de consultoria desenvolvida pela Caiena reúne técnicas de design, estratégia de negócios e comunicação para uma melhor compreensão e organização dos principais elementos do projeto. Desta forma, nossa consultoria de design trabalha junto aos clientes em um alinhamento de expectativas, reunindo as informações essenciais para ter clareza da sua situação atual e poder então criar soluções que possibilitem a transformação digital que guiará o projeto até o futuro desejado.
Durante o Caiena SEED, os consultores realizam entrevistas, oficinas de design, mapeamento de fluxos de atividades, obtendo insights valiosos sobre os comportamentos, motivações e necessidades dos usuários em potencial. Além disso, a consultoria de design também tem a experiência para elaborar, wireframes e protótipos que possibilitam a validação de conceitos, refinamento dos fluxos que irão aprimorar a experiência do usuário.
Assim, a partir de todo conhecimento acumulado é elaborada uma estratégia, considerando as potenciais soluções e entregando o melhor caminho para alcançar os objetivos desejados com a criação de um MVP (Produtos Mínimos Viáveis), que guiará a etapa futura de desenvolvimento.
Sendo assim, ao compreender com profundidade comportamentos, expectativas e necessidades do público, torna-se possível projetar soluções com funcionalidades mais intuitivas, que deixam a usabilidade mais agradável e proporcionam mais satisfação na interação. Elementos amigáveis e intuitivos, por exemplo, facilitam as operações e podem resultar em eficiência operacional.
A seguir, você conhecerá as orientações compartilhadas pelo nosso especialista em design de produto, Daniel Lucas, sobre os principais impactos e benefícios da consultoria de design.
1. Compreensão profunda do usuário
- Mergulho nas necessidades, desejos e comportamentos do seu público-alvo.
- Mapeamento detalhado da jornada do usuário, identificando pontos de atrito e oportunidades de otimização.
- Validação de hipóteses e ideias através de pesquisas e testes com usuários reais.
2. Estratégias sob medida para uma UX impecável
- Definição clara dos objetivos e metas da sua iniciativa, alinhados com as necessidades do usuário e os objetivos do negócio.
- Criação de uma visão holística da experiência do usuário, considerando todos os pontos de contato com seu produto.
- Desenvolvimento de um plano estratégico detalhado, com ações e prazos definidos para alcançar os resultados desejados.
3. Soluções inovadoras
- Ideação criativa e desenvolvimento de soluções inovadoras que encantam e fidelizam seus usuários.
- Criação de wireframes e protótipos de alta fidelidade para testar e validar conceitos antes do desenvolvimento final.
- Adaptação às tendências do mercado e às necessidades do público
4. Retorno do investimento
- Aumento da satisfação e fidelização do cliente, impulsionando a retenção e o advocacy.
- A identificação precoce das necessidades e pontos de dor do usuário por meio da pesquisa do usuário minimiza retrabalho dispendioso e garante um processo de desenvolvimento mais eficiente.
A consultoria de design da Caiena trabalhou em diversos projetos que resultaram em uma melhor experiência do usuário para o público-alvo. Por aqui, identificamos possibilidades de aprimoramento que impactaram diretamente a usabilidade de produtos e serviços em diversas organizações.
Um exemplo foi o nosso trabalho para a Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. Nesta ocasião, a consultoria de design da Caiena se deparou com o desafio de melhorar a experiência dos usuários em uma nova versão do gerenciador do portal, visando trazer mais autonomia e escalabilidade para o gerenciamento de mais de 200 mil verbetes de arte e cultura brasileira catalogados ao longo de 30 anos pela instituição.
Para superá-lo, foram realizadas oficinas de design que apoiaram a identificação do contexto atual e o cenário futuro ideal da Enciclopédia Itaú Cultural. Assim foi possível encontrar soluções para otimizar a usabilidade e a eficácia do portal, além de um plano para atingir esse objetivo, que orientaram o desenvolvimento da reestruturação do gerenciador de dados do Itaú Cultural.
A Escola Itaú Cultural também teve sua plataforma melhorada para aprimorar a experiência dos usuários por meio da expertise da Caiena. Após a consultoria de design, foram criados wireframes e protótipos usados na validação das novas funcionalidades. Alguns dos recursos desenvolvidos pela Caiena foram o de perfis para alunos e administradores; espaço para aulas síncronas e assíncronas; seção de perguntas e quiz; e outros de acessibilidade e aprendizagem interativa.
Quer saber mais sobre os impactos da consultoria de design da Caiena nas organizações? Conheça o Caiena SEED aqui.