#blog

Timidez no trabalho e a soft skill de comunicação

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

A soft skill de comunicação é uma das mais valorizadas no mercado de tecnologia e design. Porém, se de um lado temos pessoas que sabem se comunicar de forma muito gentil e eficiente ao expressarem seus aprendizados, de outro temos profissionais com ótimo conhecimento técnico, mas com dificuldade para superar a timidez no trabalho.

A habilidade de se comunicar reflete em como os profissionais expressam suas ideias, dúvidas e sugestões, bem como influencia no relacionamento entre equipes e nos resultados dos projetos, uma vez que a facilidade em comunicar imprevistos ou soluções impacta diretamente na produtividade e qualidade da entrega. 

Neste cenário, existem muitas pessoas com muito conhecimento técnico para compartilhar, mas que esbarram no medo de se comunicar, deixando as oportunidades passarem. Logo, a timidez no trabalho pode impedir que profissionais evoluam em suas carreiras em tecnologia e design. 

Pensando nisso, listamos algumas dicas de especialistas para quem deseja deixar a vergonha de lado e aprimorar a soft skill de comunicação. Supere a timidez no trabalho com os conselhos deste conteúdo do Blog da Caiena! Navegue pelo conteúdo:

Timidez para pessoas não-tímidas

Em entrevista à BBC, especialistas explicam que a timidez é uma característica influenciada pelo ambiente em que se cresce e vive, mas que também pode ser relacionada a fatores genéticos – somente 30% da timidez está associada aos genes. 

Essa dificuldade de comunicação pode impedir as pessoas de falar em público, se comunicar com outras pessoas, ou até mesmo de frequentar outros ambientes, impactando diretamente na socialização e nas relações no trabalho. 

Existem casos de pessoas extrovertidas que se sentem introspectivas em algum momento ou situação pontual, como também de pessoas que não conseguem superar essa barreira e preferem se isolar, o que pode se transformar em um problema de saúde mental mais sério, como um transtorno de ansiedade social, que deve ser acompanhado por profissionais.

O porquê das pessoas se tornarem ou ficarem tímidas em determinados casos é incerto. A psiquiatra francesa Marie-Claude Gavard observa que essa característica normalmente tem início ainda na infância e que pode ser influenciada pela falta de confiança própria, pelo hábito de comparação, ou pelo medo de se sentir desprezado ou criticado.

Em entrevista à McKinsey, o especialista em comunicação Matt Abrahams conta que apurou em seus estudos que mais de 75% das pessoas ficam nervosas ao encararem situações de comunicação de alto risco, sejam planejadas ou espontâneas. Um dos fatores que influenciam essa reação pode ser as experiências anteriores, assim como a importância e os objetivos que estão por trás da mensagem que precisa ser comunicada. 

“Uma das dicas mais úteis [para superar o medo de se comunicar] é normalizar a ansiedade que você sente. Você não está sozinho. Todos nós conhecemos pessoas que são realmente boas em falar no momento e em se comunicar em geral. Provavelmente, eles estão nervosos, praticam e têm muita experiência. É muito raro uma pessoa não estar ansiosa”.

Matt Abrahams, especialista em comunicação, em entrevista à McKinsey (Author Talks: How to speak confidently when you’re put on the spot).

Como melhorar a soft skill de comunicação

A partir de agora, você conhecerá orientações que listamos de especialistas sobre como melhorar a soft skill de comunicação. São dicas que podem ajudar você a superar a timidez no trabalho e em outros momentos da vida. Confira!

Controle a ansiedade

Um fator muito comum por trás da timidez é a ansiedade. Por isso, é importante saber gerenciar os sintomas fisiológicos – que acometem o corpo e a mente – e também os gatilhos, como explica o especialista em comunicação Matt Abrahams à McKinsey. Neste sentido, você pode incluir no dia a dia práticas para controle da respiração, ou inspirar e expirar profundamente em momentos de maior tensão. Gesticular de forma mais ampla e lenta também ajuda nesse controle, como também a redução do ritmo e velocidade da fala.

Foque no outro

Pense que, mais importante do que você quer comunicar, é a forma como isso será recebido. Então, uma outra dica de Matt Abrahams é lembrar a si mesmo que você está à serviço de alguém ao se comunicar, e que a sua mensagem pode ajudar a pessoa que vai recebê-la. Foque em como isso pode impactar e até mesmo transformar a realidade das pessoas ao seu redor para se encorajar e agir. 

Mude o tom de acordo com a mensagem e ouvinte

Lembre-se que a forma de se comunicar também varia de acordo com o seu público. Uma conversa com um product manager será diferente de uma reunião com stakeholders ou clientes, por exemplo. Então, se for transmitir um conhecimento técnico para pessoas leigas no assunto, saiba simplificar seu discurso de forma com que atenda às expectativas do “outro lado”.

Aceite as vulnerabilidades

No livro “A Coragem de Ser Imperfeito”, a best-seller Brene Brown explica a importância de respeitar os medos, vergonhas e imperfeições. E, assim, ela incentiva as pessoas a se expor emocionalmente, pois entende que isso não é um ato de fraqueza, pelo contrário. Para ela, é importante lidar com críticas para que, assim, seja alcançada uma forma mais livre de viver e se relacionar.

Saiba ouvir

A soft skill de comunicação não diz respeito somente à forma como você se expressa. Ela também envolve sua habilidade de saber ouvir atentamente o que o outro está comunicando. Essa troca é fundamental para a efetividade da mensagem. Muitas vezes as pessoas tímidas não sabem como lidar nessas situações e algumas reações como desviar o olhar, mexer no celular, ou gestos impacientes podem ser interpretados como falta de empatia ou até mesmo arrogância. Isso pode criar um clima negativo para essa experiência. Portanto, evite distrações e demonstre que você está presente e atento ao que está sendo comunicado.

Conclusão

No mercado de tecnologia e design, principalmente em modelos de trabalho remoto, a soft skill da comunicação possibilita que as tarefas ocorram de forma objetiva, sincera, ativa e empática. Isso proporciona um andamento mais tranquilo das atividades e contribui muito com a qualidade das reuniões ou apresentações com clientes e parceiros estratégicos.

Por isso, esperamos que as dicas compartilhadas aqui ajudem você a superar a timidez no trabalho e se desenvolver profissionalmente. Para completar sua leitura, sugerimos o conteúdo do Blog da Caiena sobre a importância da comunicação entre designers, pois as orientações abordadas ali pelo especialista em designer de produto Daniel Lucas podem ser aproveitadas em outras áreas profissionais também. Também temos conteúdos com dicas para melhorar outras soft skills bastante valorizadas no mercado, como a de análise crítica e a criatividade.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.