What’s a Rich Text element?
The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.
Static and dynamic content editing
A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!
- asdasdsa
- asdasdasdsa
How to customize formatting for each rich text
Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.
Aprendemos lá atrás que muitos monstros, por mais assustadores que parecem, não causam danos. Pois saiba que assim como eles, os riscos de negócios, quando identificados previamente, podem se transformar em oportunidades para prosperar. E uma consultoria de projetos de tecnologia da informação (TI) pode ser uma forte aliada nesta história.
Com o avanço na digitalização de processos na sociedade, diferentes ramos têm buscado na tecnologia meios de se atualizarem. Neste sentido, investimentos em inovação têm sido uma estratégia importante em organizações que desejam estar à frente dos riscos de negócios e se manter protegidas e mais tranquilas em relação às ameaças que convivem ao redor.
Aqui no Blog da Caiena já explicamos como uma consultoria de projetos de TI permite encontrar soluções personalizadas para cada contexto, incluindo a segurança da informação, por exemplo. Então, vamos dar profundidade ao assunto abordando formas de acompanhar as constantes mudanças, aperfeiçoar processos e mitigar os riscos de negócios com o apoio da tecnologia.
Navegue pelo conteúdo:
- A importância de reconhecer os riscos de negócios
- A tecnologia para superar riscos atuais no Brasil
- Ferramentas para identificar riscos de negócios
- Como a Caiena contribuiu para reduzir riscos de negócios
Riscos de negócios, segundo definição compartilhada pela FIA, são quaisquer tipos de incertezas que possam impactar uma atividade, sejam elas ocasionadas por fatores internos ou externos. Esse risco pode ser controlado ou até mesmo reconhecido previamente. Neste sentido, a consultoria de projetos de TI pode ser uma ferramenta importante para a identificação rápida e precisa de riscos de negócio.
Sabemos que, muitas vezes, a gestão das organizações prioriza o “hoje” ao invés do “amanhã”, focando nos processos presentes sem olhar para o que está por vir. Todavia, antever as ameaças, principalmente com o apoio da visão dos especialistas em consultoria de projetos, possibilita manter uma cultura de inovação e até evitar grandes problemas.
E não somos só nós que acreditamos nisso. Na obra "Inovação e Espírito Empreendedor", do especialista em Administração Peter Drucker, ele diz que a inovação é uma função específica do ato de empreender e exige uma disciplina sistemática.
“Embora hoje se discuta muito a ‘personalidade empreendedora’, poucos dos empresários com quem trabalhei nos últimos 30 anos tinham tal personalidade. Os empresários bem-sucedidos que conheci têm em comum, não um certo tipo de personalidade, mas um compromisso com a prática sistemática da inovação.”
Peter Drucker em "Inovação e Espírito Empreendedor".
Drucker ainda defende em sua obra que a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo, ou seja, incentiva que gestores não só reajam passivamente aos riscos de negócios, como também tomem decisões proativas que resultem em novas oportunidades. Portanto, segundo o autor, analisar criteriosamente as informações possibilita a criação de novas práticas que se adaptem às mudanças e transformem os riscos em oportunidades.
De acordo com a “Pesquisa Global de Riscos 2023” da consultoria PwC, as organizações brasileiras líderes em seus mercados estão adotando uma nova visão sobre riscos de negócios. Elas entendem que a tecnologia e o uso de dados possibilita a busca de oportunidades e criação de valor frente aos desafios atuais.
Entre os números levantados pelo estudo, que contou com a participação de mais de 3,9 mil líderes executivos do Brasil, 58% das empresas brasileiras buscam criar oportunidades a partir dos riscos, e 55% acham que se preparar para investir em tecnologia é a maior motivação para rever cenários incertos.
Os resultados também apontam que, no Brasil, as tecnologias de inteligência artificial generativa são vistas por 67% dos participantes mais como oportunidades do que riscos de negócios. Além disso, 61% dos entrevistados apontam que a transição energética é uma oportunidade, assim como 55% encaram as mudanças na demanda e preferência dos clientes como chances de desenvolvimento em vez de ameaça.
Já entre os fatores mais preocupantes para os líderes brasileiros estão as disrupções nas cadeias globais de suprimento, indicada mais como um risco que oportunidade por 30%, como também a possibilidade de novos negócios em seu setor vindos de outras áreas, que foi listado como risco por 28% dos participantes.
Para completar, tratando-se dos desafios que ameaçam 2024, 46% encara a inflação como um dos principais riscos de negócios. Ainda considerando este período, a segunda maior preocupação é referente a riscos tecnológicos e digitais, presente em 43% das respostas; e a terceira ameaça é referente à volatilidade econômica, apontada por 39% dos respondentes.
Apesar da inquietude das organizações sobre riscos de negócios relacionados ao mundo digital, isso não tem impactado os investimentos nacionais em novas tecnologias. Essa necessidade de unir inovação às atividades foi apontada por 55% dos participantes. Logo, a maioria acredita que investir em tecnologia é o maior fator de motivação para rever cenários de riscos de negócios.
Existem muitas formas de identificar e aumentar as chances de reduzir os riscos de negócios. Aqui, apresentamos as principais ferramentas utilizadas pela consultoria de projetos da Caiena para isso.
Cone de Futuros
Como ensinado pelo especialista em design estratégico da Caiena Daniel Lucas aqui no Blog, o Cone de Futuros é um modelo que ilustra como as tendências e eventos de hoje podem moldar diferentes amanhãs. Essa ferramenta visual ajuda a categorizar diferentes cenários futuros de acordo com a probabilidade e a preferência.
Após a identificação do desafio, a consultoria de projetos da Caiena segue para a etapa de gerar possibilidades de solução, utilizando o Cone de Futuros para compreender as tendências que moldam o mercado; avaliar riscos, oportunidades e seus impactos; para que assim sejam desenvolvidas soluções adaptáveis a diferentes cenários e ocorra a construção de um futuro desejável para a organização.
Matriz CSD
Certezas, Suposições e Dúvidas: estes são os três termos que definem a matriz CSD. Este framework é muito utilizado pelas consultorias de projetos de tecnologia da informação, pois permite o aprofundamento das pesquisas e descobertas, baseando-se nas experiências vivenciadas pela organização até o momento atual.
Essa forma de validação das informações ajuda a reduzir os riscos no desenvolvimento e implementação de tecnologias logo no começo da jornada. A matriz CSD também possibilita o planejamento de ações baseado em dados, contribuindo para a eficiência das atividades. É, ainda, uma forma de elevar a qualidade das estratégias, tornando-as mais sólidas e relevantes. Tudo isso, ao final, pode resultar em mais agilidade, inovação e competitividade.
Na história da Caiena, temos exemplos reais de como a tecnologia é utilizada de forma eficaz para mitigar riscos de negócios. Um deles é o SAGA, Safety Graphic Analyzer, software que a Caiena desenvolveu para a Petrobras para a análise de segurança para perfuração de poços de petróleo em águas profundas (pré-sal).
Ele possui tecnologias que possibilitam a avaliação dos riscos das atividades de perfuração, como também a criação de estratégias e práticas de segurança, e a ativação de barreiras de segurança necessárias.
Antes do SAGA, a responsabilidade de analisar situações específicas e indicar se uma operação estava em conformidade com as orientações de segurança da Petrobras era feita por profissionais especializados em poços de segurança e engenharia. Mas essas análises levavam de 10 a 15 dias úteis e interrompiam as atividades até a aprovação. Com a implementação desta solução, esse mesmo procedimento passou a ser feito em apenas 30 minutos.
Além da agilidade, o software também fornece a análise de todos os riscos envolvidos para a perfuração em questão, para que os responsáveis elaborem as melhores práticas e ativem as barreiras de segurança necessárias.
Outro exemplo que se encaixa neste contexto é o SME Data Framework. Nesta consultoria de projetos, a Caiena teve como foco orientar o design de um framework para uma base de dados de micro, pequenas e médias empresas de Moçambique. O SME Data Framework é o componente-chave do projeto "Economic Linkages for Diversification", realizado junto do Ministério da Economia e Finanças de Moçambique, com financiamento do Banco Mundial.
Entre os vários desafios listados para serem superados em Moçambique por meio desta iniciativa está a redução dos riscos de negócios relacionados às mudanças climáticas que podem impactar a realidade do país. Ele está classificado como o terceiro país mais vulnerável à mudanças climáticas no continente africano, e isso coloca em risco não só a população, como também o desenvolvimento da nação, porque sua economia é baseada no setor primário e Moçambique é um importante fornecedor de produtos agrícolas e minerais.
O país já vem trabalhando em estratégias para a redução de riscos de negócios relacionados à temática ambiental. Com a implementação do SME Data Framework, será possível dar andamento a outras iniciativas do projeto "Economic Linkages for Diversification" que apoiam essas estratégias de mitigação e adaptação climática, como incentivar o uso de tecnologias limpas e fontes de energia renováveis dentro das pequenas, médias e grandes empresas de Moçambique.
Então, essa base de dados que surgiu a partir da consultoria de projetos da Caiena poderá facilitar o acesso a informações sobre as empresas que impactarão nesta tomada de decisão. Além disso, levará em conta soluções que possibilitem a recuperação de dados e backups em casos de perdas devido a desconectividade causada por eventos climáticos, por exemplo.
Concluindo, entendemos que o papel da consultoria de projetos de TI pode elevar a segurança frente aos riscos de negócios. Ao colocar em prática o conhecimento estratégico em tecnologia e design, é possível encontrar um caminho realista, que atenda às expectativas frente aos desafios. Se deseja saber mais sobre como uma consultoria de projetos pode apoiar suas decisões, entre em contato com a equipe da Caiena!