#blog

Análise: o Brasil entre as 10 maiores potências do mercado de tecnologia

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Você sabia que o Brasil está entre as dez maiores potências mundiais do mercado de tecnologia? Com o avanço das empresas, principalmente das relacionadas ao desenvolvimento de software, o país subiu da 12ª posição no ranking mundial, em 2022, para a 10ª posição, conforme divulgado pelo estudo “Mercado Brasileiro de Software: Panorama e Tendências 2024”, da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES).

Porém, não basta apenas conhecer os números: é necessário saber os motivos pelos quais o país tem se destacado mundialmente. Afinal, o avanço das empresas de desenvolvimento de software impacta diretamente na evolução de outros setores da economia e na transformação digital nacional.

Aqui no Blog da Caiena, já falamos sobre a maturidade tecnológica das empresas brasileiras, que ainda figura em uma posição mediana, apesar dos avanços do setor de tecnologia da informação. Hoje, damos continuidade a essa conversa para entender melhor como o país segue crescendo no mercado de tecnologia global.

Navegue pelo conteúdo:

O Brasil no mercado de tecnologia global

Com investimentos na casa dos US$50 bilhões, o mercado de tecnologia brasileiro assume hoje a 10ª posição entre as potências globais de tecnologia, conforme apurado pelo estudo “Mercado Brasileiro de Software: Panorama e Tendências 2024”, da Associação Brasileira das Empresas de Software.

Com este resultado, o país ultrapassou potências como a Coreia do Sul e Itália. Além disso, o Brasil está em primeiro lugar no ranking latino-americano: 37% dos investimentos em tecnologia no mercado latino são representados pelo mercado brasileiro.

Também de acordo com a ABES, a tendência é de que haja um crescimento global na ordem de 7,4% ainda em 2024, enquanto o avanço do índice brasileiro deve ser de 6%. Vale relembrar que, em 2023, o mercado de tecnologia global cresceu 4,1%, e houve uma queda de 0,4% de investimentos no Brasil.

Fatores que impulsionam as empresas

De acordo com Jorge Sukarie Neto, conselheiro da Associação Brasileira das Empresas de Software e responsável pelo estudo “Mercado Brasileiro de Software”, os negócios nacionais estão evoluindo no grau de maturidade de investimento, impulsionado cada vez mais o mercado de empresas de desenvolvimento de software e serviços. 

“O grau de maturidade dos investimentos em TI é avaliado tendo como base o aumento dos investimentos em inteligência (software + serviços) versus a queda nos investimentos em hardware. Nos últimos anos verificamos esse movimento da queda da participação de hardware nos investimentos totais de TI, demonstrando que a base instalada de hardware já vem atingindo sua maturidade. Por outro lado, vimos os investimentos em software e serviços crescerem e pela primeira vez desde que começamos o estudo, em 2004, com a soma dos investimentos em software e em serviços superando os investimentos em hardware, mostrando o avanço que o Brasil teve no grau de maturidade de seus investimentos em TI”.

Jorge Sukarie Neto, conselheiro da Associação Brasileira das Empresas de Software e responsável pelo estudo “Mercado Brasileiro de Software”.

Sukarie ainda observa que há uma boa perspectiva de crescimento para os próximos anos, principalmente devido ao desenvolvimento de soluções relacionadas à inteligência artificial generativa que, segundo ele, deve impulsionar os investimentos dos próximos cinco anos no setor.

Hoje, segundo o especialista, os investimentos em tecnologia da informação representam 1,6% do total do mundo, e o Brasil representa 2% do PIB mundial. "Eu não consigo enxergar por que o Brasil não pode também representar 2% dos investimentos totais de tecnologia. Então, considero que o Brasil tem uma janela de oportunidade enorme nos próximos anos para que ganhe investimentos e consiga prover um serviço de melhor qualidade para o cidadão na esfera pública e também na iniciativa privada, um investimento pesado em infraestrutura, em saúde, em educação para que a gente possa evoluir bastante como país". 

Transformação digital no Brasil

Ao passo que as empresas de desenvolvimento de software e tecnologia em geral evoluem, a transformação digital do Brasil segue em frente, porém em passos mais lentos – a maturidade tecnológica das organizações do país ainda se encontra em um patamar mediano. Em uma escala de 1 a 6, o índice de transformação digital médio das empresas brasileiras é de 3,3. Este dado foi constatado pelo estudo “Índice Transformação Digital Brasil 2023”, realizado pela consultoria PwC Brasil e a Fundação Dom Cabral (FDC).

Ao comparar os resultados do estudo por segmentos do mercado, o mais alto índice de maturidade tecnológica é o  da indústria de serviços financeiros, 4,1. Já os mais baixos são os indicadores de saúde e produção industrial, com nota 2,9.

O Brasil pode conquistar grandes ganhos econômicos pelo desenvolvimento de sua capacidade tecnológica, como apontado no livro "Capacidade tecnológica e inovação: desafios para a transição industrial e econômica do Brasil”, que traz dados da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE).

O pesquisador responsável pela obra, Paulo Negreiros Figueiredo, observou ao portal da FGV que hoje, no Brasil, os investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) são altos, mas ineficazes. Ele explica que as empresas que inovam realizam, em sua maioria, pequenas adaptações ou imitações criativas. 

“O Brasil tem um longo histórico de concentrar a pesquisa básica nas universidades e institutos públicos de pesquisa. Ocorre que várias dessas pesquisas, com algumas notáveis exceções, não se conectam com as demandas da sociedade e da economia. (...) O atraso tecnológico do Brasil é acompanhado de uma frustração com a não materialização de objetivos prometidos em documentos de políticas públicas, protelação de reformas estruturais, alguns retrocessos, ausência de projeto nacional e o desperdício de talentos e oportunidades. Por isso, é necessário avançarmos no debate sobre o aumento da eficácia dos investimentos em P&D no Brasil. Afinal, este investimento eficaz é um direito social das gerações futuras do país e um dever da geração presente".

Paulo Negreiros Figueiredo em entrevista ao portal da FGV.

Sabemos que entender o presente é fundamental para criar metas e alcançar os objetivos do futuro. Nesse contexto, acompanhamos a realidade do mercado de desenvolvimento de software de perto e compartilhamos por aqui.

As organizações que desejam criar novas soluções para apoiar metas e objetivos estratégicos têm na transformação digital um importante recurso, por aliar métodos contemporâneos de gestão às novas tecnologias. Se quiser continuar essa conversa com nossa equipe, entre em contato.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.