What’s a Rich Text element?
The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.
Static and dynamic content editing
A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!
- asdasdsa
- asdasdasdsa
How to customize formatting for each rich text
Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.
Que tal trazer uma nova visão para o compartilhamento de dados relacionados ao seu contexto? Isso é possível por meio de um observatório digital. Por meio dele, é possível apresentar informações sobre temas de um interesse em comum, possibilitando análises de atividades sociais em um ambiente online.
Existem diversos tipos de observatórios digitais, que atendem às necessidades de negócios, da gestão pública e do terceiro setor. Na Caiena, acumulamos duas décadas de experiência no desenvolvimento desta modalidade.
Reunimos seis cases que marcaram a história da Caiena para inspirar a criação ou atualização do seu observatório digital. Quem nos ajudou na revisão desse acervo foi Eduardo Foster, diretor de Tecnologia da Informação e sócio-fundador da Caiena.
Além de relembrar os cases de observatórios digitais desenvolvidos pela Caiena, Foster compartilhou dicas essenciais para criar um observatório digital eficiente, que realmente promova os resultados esperados.
Navegue pelo conteúdo
- Os bastidores da criação de um observatório digital
- Saber ouvir para saber criar
- Observatórios digitais para conhecer
Antes de começar um projeto de tecnologia, é importante entender qual o objetivo esperado com a sua implementação. Inclusive, o especialista em design estratégico da Caiena, Daniel Lucas, já falou sobre isso aqui no blog, no conteúdo "Comece pelo problema, não pela tecnologia". Isso vale para todo tipo de desenvolvimento, inclusive para a criação de um observatório digital.
Conheça quatro passos para resolver problemas com tecnologia:
1. Entenda o contexto: defina quais são seus objetivos de negócio, pontos de melhoria e recursos disponíveis.
2. Defina o problema: entenda qual é a causa principal dos seus desafios, seus sintomas e as pessoas afetadas.
3. Busque soluções: é o momento de entender qual é a tecnologia é a mais adequada e os custos e benefícios de cada opção disponível.
4. Implemente a solução: determine os treinamentos e mudanças necessárias, e as métricas para medir seus impactos.
Eduardo Foster, diretor de Tecnologia da Informação e sócio-fundador da Caiena, concorda com essa visão. Em conversa para o Blog da Caiena, ele falou sobre a importância de entender o contexto do projeto no desenvolvimento de observatórios digitais.
"No geral, a técnica acaba sendo o menor dos desafios, porque, você não tem muito 'para onde correr' quando surgem as questões técnicas relacionadas ao desenvolvimento. Mas os assuntos que são temas dos observatórios exigem muitas interpretações. Quando você entende o contexto, isso ajuda na concepção da tecnologia, porque você cria pensando na experiência que vai proporcionar ao usuário", observa Foster.
Portanto, é importante compreender como o tema do observatório será abordado, listando quais são os indicadores ou outras funcionalidades e dados relevantes para os usuários da plataforma. Isso possibilita pensar em uma experiência de usuário mais precisa para cada necessidade.
Pela sua experiência de duas décadas na criação de produtos digitais, Foster aconselha que o melhor caminho no desenvolvimento de um observatório digital é saber ouvir a dor do usuário, seja o cliente ou o público, para então se colocar no papel de quem utilizará a tecnologia. Desta forma, é possível se aprofundar nos temas e implementar ferramentas que realmente impactem a vida das pessoas que farão uso da solução.
“Ao criar um observatório digital, pense em como é que o usuário vai utilizar esses dados disponíveis na plataforma. Será que esse indicador é algo que ele precisa checar todo dia? Qual é a utilidade prática desse dado na vida real dele? E dos outros recursos que eu estou trazendo para a plataforma? Se eu, desenvolvedor, não conseguir fazer essa avaliação, não consigo construir algo que realmente traga valor. Se eu não conseguir me aprofundar no assunto do observatório, sentir as dificuldades do usuário do dia a dia, a solução vai atender do ponto de vista técnico, mas não vai atender às expectativas de uso”.
Eduardo Foster, diretor de Tecnologia da Informação e sócio-fundador da Caiena
Complementando, Foster revela qual o ponto-chave do software ideal, que vale também para embasar a concepção do observatório digital. “O software ideal é aquele que começa vazio, que você implementa e não tem nenhum bug (termo técnico usado para definir problemas no desenvolvimento de software), que o usuário não vai ter dificuldades ao acessar… Obviamente, algo vazio não vai atender às demandas. Então, eu preciso ir construindo a partir dessas avaliações. Não devemos partir do ponto sobre tudo o que é possível colocar lá dentro, mas sim pensar em tudo o que não se pode tirar. E a gente só tem essa visão do que pode e não pode excluir no ponto de vista técnico na medida em que nos aprofundamos no assunto do observatório. Isso ajuda nas tomadas de decisão do desenvolvimento da plataforma”.
Conheça alguns dos cases desenvolvidos pela Caiena que atenderam precisamente seus usuários, para incluí-los como referência em seu repertório de produtos digitais.
Observatório da Alfabetização
O Instituto Natura, a Fundação Lemann e a Associação Bem Comum buscaram a consultoria Caiena SEED para elaborar um observatório que apoiasse o acompanhamento e difusão de informações sobre a alfabetização no Brasil. As instituições tinham como objetivo desenvolver uma plataforma que contasse com ferramentas de planejamento e ação para públicos estratégicos. Assim surgiram os nortes para a criação do Observatório da Alfabetização.
Além de realizar oficinas de design e uma intensa imersão, a equipe da Caiena desenvolveu uma pesquisa secundária consultando artigos, pesquisas acadêmicas e relatórios de mercado para apoiar as tomadas de decisão do projeto. Desta forma, foi possível formular o mapa do observatório, em que foram elencadas as principais funcionalidades necessárias para seu funcionamento e informações sobre o perfil dos conteúdos que seriam divulgados a partir de uma melhor compreensão do público-alvo.
Observatório do Plano Nacional da Educação
O Observatório do Plano Nacional da Educação (OPNE) é um projeto especial na história da Caiena, pois foi o primeiro da lista de observatórios digitais desenvolvidos por aqui.
Ele foi lançado em 2013 para um grupo de trabalho composto por 20 organizações ligadas à educação e especializadas nas diferentes etapas e modalidades de ensino, sob a coordenação do Todos Pela Educação. Por meio dos recursos e dados disponibilizados, o observatório permitia comparar a situação de indicadores em diferentes regiões, períodos e grupos específicos.
A plataforma foi descontinuada, mas consolidou dados que possibilitaram o monitoramento das 20 metas do Plano Nacional da Educação ao longo de sua vigência.
Observatorio Educativo Ciudadano
Outro observatório digital que contou com consultoria Caiena SEED foi o Observatorio Educativo Ciudadano. Neste trabalho, os especialistas buscaram junto à organização paraguaia Juntos por la Educación meios para a idealizar o Termo de Referência da plataforma. Este documento delimita contextos, eixos e funcionalidades, bem como o público de interesse e outras informações necessárias para guiar seu desenvolvimento.
O principal objetivo do Observatorio Educativo Ciudadano era tornar os dados sobre educação paraguaia mais acessíveis, estimulando a participação popular nas tomadas de decisão sobre o tema. Além disso, seus indicadores seriam usados para medir a eficácia das ações e políticas públicas voltadas à educação.
Observatório da Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
Quatro anos de projeto, dois anos no ar e 100 sprints: estes são alguns números do Observatório da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), voltado à difusão e apoio ao ensino profissionalizante e técnico no país. Ele tem sido desenvolvido pela Caiena em parceria com o Itaú Educação e Trabalho.
A parte criativa deste observatório digital surgiu a partir da aplicação da metodologia Caiena SEED. A partir da consultoria, foi elaborada a plataforma digital, que conta com soluções e ferramentas que atendem às demandas dos servidores públicos e dos estudantes, além de apoiarem e facilitarem a implementação da Política Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (PEEPT) e o incentivo à educação profissional e tecnológica.
Observatório de Boa Vista
O Observatório de Boa Vista é um case da Caiena que exemplifica a importância da aplicação da tecnologia e design a serviço do Estado. Tanto é que, em 2022, ele foi premiado no iF Design Award na categoria Design de Serviço/UX para Governos e Instituições.
A plataforma surgiu para promover a transparência e a participação popular na gestão pública de Boa Vista, capital de Roraima, por meio da centralização de dados de 21 secretarias municipais.
Com os dados reunidos neste observatório digital, a população e os servidores embasaram planejamentos e decisões do serviço público. Seus recursos foram desenvolvidos para atender e facilitar a busca de dados, como também para simplificar a rotina dos operadores responsáveis por atualizar os indicadores, que passaram a trabalhar com mais autonomia.
Observatório da Criança e do Adolescente
Desenvolvido pela Caiena para a Fundação Abrinq, o Observatório da Criança e do Adolescente integra dados oficiais para disponibilizar informações por meio de centenas de indicadores, que podem ser filtrados por temas, área geográfica ou cenários sociais, e visualizados em gráficos de fácil compreensão.
Os recursos têm como objetivo promover o fornecimento de dados de maneira simplificada, para que as informações fossem acessadas tanto por cidadãos interessados e pessoas sem conhecimento sobre o tema, quanto por profissionais das ciências políticas e jornalistas.
Se você pensa que nossas sugestões de cases acabam por aqui, está enganado! Ainda temos a indicação destes seis observatórios digitais para você acessar, e este outro conteúdo do Blog da Caiena com exemplos focados no terceiro setor para complementar sua leitura.
Mas, se você ainda está buscando outras orientações sobre qual o melhor produto digital para seu contexto, confira essa publicação sobre o papel de uma consultoria de tecnologia e como isso pode apoiar a evolução do seu negócio ou gestão pública. Continue acompanhando as publicações para se manter atualizado sobre tecnologias que impactam realidades.