#blog

As linguagens de programação mais usadas

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Você sabe quais são as linguagens de programação mais usadas atualmente no desenvolvimento de software? Para te atualizar sobre este assunto, listamos aqui os resultados apresentados pelos principais rankings de programação. 

Esta é uma forma de acompanhar as tendências no desenvolvimento de software e entender as preferências dos desenvolvedores sobre linguagens de programação.

Aqui na Caiena, a nossa linguagem e framework preferido é Ruby on Rails. E os motivos que justificam essa escolha em nossos projetos também estão neste novo conteúdo do Blog. Será que as escolhas mais populares dão “match” com as suas? Continue a leitura para responder essa questão!

Navegue pelo conteúdo:

O que diz o Índice TIOBE sobre as linguagens mais populares

O Índice TIOBE é uma das principais referências em ranking de linguagens de programação. Seus resultados são calculados a partir da análise de 25 sites de busca, além de análises sobre o trabalho de engenheiros qualificados em todo o mundo, cursos e fornecedores terceirizados. Ele também considera outros requisitos apresentados aqui.

Segundo a última atualização do Índice TIOBE, divulgada neste mês de março, as linguagens de programação mais populares hoje são:

  1. Python
  2. C
  3. C++
  4. Java
  5. C#
  6. JavaScript
  7. SQL
  8. Go
  9. Scratch
  10. Visual Basic

Python se destaca no topo do índice com popularidade equivalente a 15,6%. O segundo lugar, C, representa 11,1%. E o terceiro, C++, tem 10,7% de popularidade.

Vale ressaltar que Python também esteve em primeiro lugar no Índice TIOBE em março de 2023. O CEO da TIOBE, Paul Jansen, destaca que um dos principais dados do ranking é o crescimento de 4,5% de Python frente às demais linguagens. Ele também observa o fato da linguagem Scratch se manter no top 10, e aponta o crescimento da linguagem Rust, que ocupa a 17ª posição no ranking hoje, mas já foi a 221ª linguagem em dezembro de 2012.

Mais rankings de programação para acompanhar

Trouxemos também os resultados do ranking “2023 Developer Survey”, que é baseado em pesquisa com mais de 90 mil desenvolvedores de software. Na 13ª edição, são apresentados dados que contribuem com a evolução da experiência de programadores, incluindo análises de tecnologias de inteligência artificial e machine learning.

Sobre o uso de IAs, o estudo afirma que 70% dos entrevistados estão usando ou planejam usar ferramentas com essa tecnologia em seu processo de desenvolvimento em 2024. A probabilidade de usar a inteligência artificial aumenta para 82% entre as pessoas entrevistadas que estão aprendendo a programar. 

Aqui no Blog da Caiena, já falamos sobre essa preferência estar relacionada à forma como as ferramentas com IA agilizam o desenvolvimento de software

De acordo com o “2023 Developer Survey”, as linguagens de programação mais usadas atualmente são:

  1. JavaScript
  2. HTML/CSS
  3. Python
  4. SQL
  5. TypeScript
  6. Bash/Shell
  7. Java
  8. C#
  9. C++
  10. C

JavaScript lidera o ranking com 63,6%, enquanto HTML/CSS representam 52,9% das linguagens mais usadas, e o terceiro lugar, Python, aparece como preferência de 49,2% dos entrevistados da pesquisa. 

Dos 13 anos do relatório, JavaScript ocupa o primeiro lugar há 11 anos consecutivos. Já a linguagem Python ultrapassou SQL em 2023 (que aparece com 48,6%), e é a terceira linguagem mais usada. Porém, Python é apontada em primeiro lugar para aqueles que não são desenvolvedores profissionais ou estão aprendendo a profissão. Outro dado interessante compartilhado pelo “2023 Developer Survey” é o fato de algumas tecnologias subirem uma posição na última edição, como Bash/Shell, C, Ruby, Perl e Erlang.

O GitHub Octoverse é outro relatório bastante relevante no mercado de tecnologia e que deve ser acompanhado. Seus resultados trazem insights baseados nos dados compartilhados pelos usuários da plataforma. Sua última edição destacou três tendências de programação, sendo a primeira o desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial generativa em larga escala. Isso porque os programadores da plataforma estão experimentando modelos básicos da OpenIA e outros players de código aberto.

Além disso, voltando a falar sobre o uso de IAs, segundo o GitHub, 92% dos desenvolvedores já usam ferramentas com essa tecnologia. Ainda, 81% dos usuários acreditam que as ferramentas de de IA tornarão as equipes de desenvolvimento de software mais colaborativas.

Outra tendência apontada pelo GitHub é a de que os desenvolvedores estão também operando aplicativos nativos da nuvem em grandes quantidades. Para completar, a terceira tendência destacada é o aumento de projetos de código aberto apoiados comercialmente e de projetos privados compartilhados no GitHub.

Então, segundo o GitHub Octoverse, as linguagens de programação mais populares são:

  1. JavaScript
  2. Python
  3. TypeScript
  4. Java
  5. C#
  6. C++
  7. PHP
  8. C
  9. Shell
  10. Go

Apesar de não informar números exatos, de acordo com o GitHub, JavaScript é usado por cerca de seis milhões de usuários. Já Python, que ocupa o segundo lugar, por mais de cinco milhões de desenvolvedores. O destaque do ano se dá pelo crescimento da popularidade de TypeScript, que está em terceiro lugar, com mais de três milhões de usuários.

Pela primeira vez, essa linguagem superou Java. O GitHub registrou um crescimento de 37% em seu uso na base de usuários. A justificativa para o aumento na popularidade seria o fato de o TypeScript possibilitar aos desenvolvedores adotarem vários níveis de digitação estática e dinâmica em seu código.

Ruby on Rails: a “número 1” da Caiena

Você deve ter percebido que Ruby on Rails, linguagem e framework que utilizamos há anos na Caiena, não aparece no Índice TIOBE. Isso porque o levantamento diz que apenas considera linguagens com uma entrada própria na Wikipédia, o que impede a inclusão de Ruby on Rails na listagem, já que a tecnologia não cumpre esse requisito. Portanto, para o TIOBE, ela não pode ser considerada linguagem de programação para o índice.

Porém, no “2023 Developer Survey”, Ruby aparece entre as 20 linguagens de programação mais usadas recentemente. Já no ranking de web frameworks e tecnologias, Ruby on Rails também se posiciona entre as 20 primeiras, o que justifica a afirmação de que Ruby on Rails continua relevante em 2024. A linguagem também se destaca no GitHub Octoverse, aparecendo em 15º lugar dentre as mais populares.

Como já observamos aqui no Blog da Caiena, sempre que se cria uma nova tecnologia, especialmente uma que traz algo inovador, ela se torna popular e passa a ser usada por um volume considerável de pessoas. Após um tempo, é comum que a popularidade diminua, mas é fato que tecnologias maduras e consolidadas no mercado, como Ruby, seguem presentes no universo da programação por serem muito benéficas ao desenvolvimento de software.

História do Ruby on Rails

A história do Ruby on Rails começou em meados da década de 1990, no Japão, quando o renomado programador Yukihiro Matsumoto, o Matz, criou a linguagem de programação Ruby. Em 2003, o desenvolvedor de software dinamarquês David Heinemeier Hansson, o DHH, criou o framework Rails, e assim surgia o Ruby on Rails, com o objetivo de tornar o processo de desenvolvimento de software ainda mais fácil e dinâmico.

Aqui na Caiena, já utilizamos Ruby on Rails há mais de uma década. A decisão de usar Ruby on Rails partiu da liderança técnica da Caiena quando o time se deparou com um projeto bastante desafiador. A escolha também se baseou no fato de a linguagem e o framework atenderem aos objetivos do desenvolvimento, à qualidade esperada e os prazos, como explica Eduardo Foster, diretor de Tecnologia da Informação e sócio-fundador da Caiena. 

“Tanto o framework quanto seu ecossistema possuem uma série de ferramentas e convenções relacionadas ao desenvolvimento Web. Questões de segurança, autenticação, autorização, entre outras, possuem diversas alternativas muito bem consolidadas. Ou seja, Rails permite que seu projeto inicie focado no que realmente importa, que é a entrega de valor. Por fim, um ponto que considero muito importante é o Ruby possuir uma comunidade muito engajada em relação à qualidade de software, testes automatizados, desenvolvimento orientado a testes, produtividade, etc”.

Eduardo Foster, diretor de Tecnologia da Informação e sócio-fundador da Caiena.

Esperamos que, com este conteúdo do Blog da Caiena, você possa atualizar seu conhecimento sobre as tendências em linguagens de programação e aprimorar habilidades no desenvolvimento de software, descobrindo novas possibilidades que melhor atendam às suas necessidades. Até mais!

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.