What’s a Rich Text element?
The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.
Static and dynamic content editing
A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!
- asdasdsa
- asdasdasdsa
How to customize formatting for each rich text
Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.
Você já ouviu falar no conceito de Developer Experience (DevEx)? O assunto tem ganhado espaço entre especialistas e tendências do desenvolvimento de software em 2024. Developer Experience é o termo que define a qualidade da experiência e do trabalho dos desenvolvedores. Ou seja, são práticas que refletem na facilidade e satisfação ao trabalhar com a criação de produtos digitais.
Hoje, já existem diversas tecnologias que colaboram com a aplicação do conceito de Developer Experience na rotina dos desenvolvedores. Muitas delas, inclusive, são baseadas na “popular” inteligência artificial, outro assunto do momento. Isso que reforça argumentos de que substituir o trabalho dos desenvolvedores de software por IA ainda é algo distante, mas que essas soluções podem contribuir com a produtividade e proporcionar muitos outros ganhos, que refletem na satisfação ao trabalhar.
Nesta leitura, apresentamos os fundamentos básicos do conceito de Developer Experience e como isso pode impactar na eficiência do trabalho de desenvolvimento de software.
Navegue pelo conteúdo:
- O que é Developer Experience?
- As vantagens do DevEx no dia a dia
- 5 formas de praticar Developer Experience
- A experiência é tão importante quanto a entrega final
Vamos começar essa conversa sobre o que é Developer Experience com a seguinte pergunta: qual o nível de facilidade ou dificuldade que você encontra ao realizar tarefas do dia a dia de desenvolvimento de software? Pois é isso que define o conceito DevEx, a experiência dos desenvolvedores na realização de tarefas essenciais para a conclusão do trabalho.
As práticas de Developer Experience têm sido adotadas para proporcionar uma jornada positiva, facilitando as atividades para contribuir com a produtividade e satisfação dos desenvolvedores durante o projeto de um produto digital.
Isso inclui muitas ações, desde formas para minimizar as distrações – como a redução de troca de mensagens entre colegas de trabalho ou do volume de reuniões com a equipe do projeto –, até outras que impactam na maneira como os desenvolvedores trabalham para entregar produtos digitais de alto valor. Logo, o conceito DevEx engloba sistemas, tecnologias, processos e até a cultura das empresas, ou seja, tudo que possa influenciar na eficiência do desenvolvimento de software.
Portanto, o conceito DevEx tem como objetivo fornecer aos desenvolvedores uma atmosfera em que eles possam maximizar a produtividade. Essas definições foram compartilhadas por especialistas no repositório “Engineering Fundamentals Playbook”, da Microsoft, e por explicações da plataforma GitHub.
“DevEx coloca os desenvolvedores no centro e trabalha para entender como eles se sentem e pensam sobre o trabalho que realizam. Você não pode melhorar a experiência do desenvolvedor com desenvolvedores fora do circuito”.
Eirini Kalliamvakou, pesquisadora da equipe do GitHub.
“E por que estamos falando de Developer Experience hoje?”, você deve estar se perguntando. Também segundo o GitHub, nas últimas décadas testemunhamos uma rápida evolução de tecnologias, o que resultou em um ecossistema de trabalho em que os desenvolvedores de software têm muitas soluções a seu alcance, no momento em que precisarem, onde estiverem e quando quiserem. Porém, isso também exige uma busca constante por aprendizado e atualização.
Sendo assim, as práticas de Developer Experience visam garantir que a experiência dos desenvolvedores de software ao trabalhar seja colaborativa e mais calma, atendendo às expectativas de todos os lados: de quem cria e quem precisa do produto digital.
De acordo com artigo da consultoria McKinsey, a adoção de práticas DevEx proporciona diversos benefícios para as organizações e seus profissionais. Primeiramente, isso reflete na atração e retenção dos talentos, uma vez que pode colaborar com o aumento dos níveis de satisfação ao trabalhar. Outro ponto listado é a produtividade e a redução de custos, pois os desenvolvedores de software perdem menos tempo com atividades padronizadas e conseguem se dedicar mais às tarefas prioritárias.
A McKinsey cita como exemplo uma empresa com 500 desenvolvedores de software, em que a economia produzida pela redução do tempo perdido de cada desenvolvedor em apenas cinco minutos por dia poderia sustentar uma equipe completa de desenvolvedores trabalhando na padronização. Seriam mais de 41 horas de trabalho ganhas ao dia com isso.
Melhorar a experiência dos desenvolvedores também reflete em produtos digitais de melhor qualidade, porque criar soluções de tecnologia com ferramentas de alto nível torna o trabalho mais fácil e preciso. Se recursos de segurança e conformidade do software foram incorporados desde o início do projeto, por exemplo, isso pode reduzir os esforços das equipes no trabalho de rotina e atender melhor aos requisitos, evitando retrabalhos.
O estudo “DevEx in action: A study of its tangible impacts”, do GitHub com colaboração da Microsoft, identificou que desenvolvedores de software que reservam um tempo significativo para se aprofundarem em suas experiências de trabalho tiveram um aumento de produtividade de 50%. Outra informação comprovada pelo estudo é a de que desenvolvedores que utilizam ferramentas e processos de trabalho intuitivos e de fácil usabilidade se sentem 50% mais inovadores do que os que ainda trabalham com processos burocráticos e de difícil entendimento.
Além disso, outra forma de melhorar a experiência dos desenvolvedores de software é por meio da troca de feedbacks. Segundo a pesquisa, as equipes de tecnologia que fornecem feedbacks mais rápidos para os desenvolvedores apresentaram 50% menos falhas técnicas que as equipes que não praticam isso.
A seguir, apresentamos algumas dicas compartilhadas por especialistas nos portais de conteúdos de tecnologia DevOps e The News Stack sobre como adotar práticas de developer experience no dia a dia do desenvolvimento de software.
1. Escolha a linguagem e framework certos para seu contexto
Recentemente, falamos aqui no Blog da Caiena sobre as linguagens de programação mais usadas e como escolher entre essas opções para seguir carreira no desenvolvimento de software. Reforçamos que é importante saber que a linguagem de programação certa não existe, e que essa decisão deve se basear em qual delas melhor atende aos seus objetivos e contexto.
Segundo especialistas, a escolha da linguagem e framework que melhor atenda aos requisitos do projeto permite que desenvolvedores se concentrem em criar soluções de qualidade em vez de lidar com nuances sintáticas e outras complexidades.
Linguagens comuns como JavaScript, Python e Ruby são conhecidas por sua flexibilidade e amplo suporte da comunidade, o que contribui com uma experiência enriquecida e coletiva dos desenvolvedores de software, por exemplo. E esse é um dos motivos pelos quais utilizamos Ruby on Rails na Caiena.
2. Reduza a carga cognitiva
O trabalho de desenvolvimento de software exige muita atenção. Portanto, a redução de interrupções contribui com uma melhor experiência dos desenvolvedores, uma vez que eles terão mais tempo para se concentrar em códigos e na resolução de desafios complexos.
Sendo assim, é importante que o time de tecnologia saiba equilibrar a necessidade e frequência de reuniões e envio de mensagens para esses profissionais, pois isso pode não só refletir na queda de produtividade, como também no aumento do tempo necessário para a recuperação do foco, prejudicando todo o fluxo de trabalho.
3. Automatize as tarefas possíveis
A automação de tarefas reduz o esforço manual das pessoas. Isso pode ser adotado na integração de códigos, testes, implantação ou monitoramento dos softwares, permitindo que, assim, os desenvolvedores possam se concentrar em tarefas prioritárias. Além disso, as tecnologias disponíveis para automação hoje em dia já possuem alto grau de confiabilidade, o que aumenta a segurança e a estabilidade na entrega do produto digital.
Aqui no Blog da Caiena, nós já trouxemos exemplos de como a inteligência artificial agiliza o desenvolvimento de software. Essa tecnologia possibilita que desenvolvedores ganhem tempo sem perder a qualidade do trabalho.
4. Saiba ouvir e dar feedbacks
A identificação das mudanças necessárias para melhorar a Developer Experience depende da forma como esses profissionais comunicam suas experiências. Então, é importante criar canais e momentos para diálogos abertos e feedbacks que possibilitem o compartilhamento de suas impressões sobre o que é bom e o que precisa ser ajustado na jornada diária.
Para completar, a comunicação entre as equipes precisa ser clara e transparente, para que todos entendam os contextos e impactos no desempenho durante a entrega de um projeto.
5. Crie conexões além do trabalho
Nem só de código vive um desenvolvedor de software. Estamos falando de pessoas, com gostos pessoais, culturas e hábitos distintos. Então, para tornar a experiência de trabalho mais humanizada, é interessante propor atividades que não estejam relacionadas ao projeto, mas que reúnam a equipe com a proposta de socializar e encontrar um momento de descontração.
Pode ser um encontro sobre games, filmes, livros, entre outras atividades que estimulem a descompressão fora do horário dedicado aos projetos. Ou, ainda, acrescentar momentos mais criativos e descontraídos durante os encontros do projeto, de forma a transformar as interações com leveza, bom humor e gerar o sentimento de coletividade.
Na Caiena, acreditamos que a experiência dos nossos talentos no projeto de tecnologia e design é tão importante quanto a entrega final do produto digital. Foi por isso que, há cerca de 20 anos, escolhemos trabalhar com Ruby on Rails. Uma das características mais conhecidas da linguagem e do framework é a de ter sido criada com foco na produtividade e felicidade dos desenvolvedores.
Mas isso não se aplica somente ao time de Desenvolvimento. Investimos em um ambiente de trabalho que permite a todos os nossos talentos explorarem o máximo do seu potencial. No cotidiano, isso se traduz em flexibilidade, oportunidades de crescimento e autonomia para criar e para ser. Assim, trabalhamos fundamentados por uma cultura de confiança e acreditamos que a transparência e a colaboração levam nossas pessoas adiante. Saiba mais sobre a cultura da Caiena e confira nossas oportunidades abertas!